Diferença entre quiropraxia e fisioterapia
- Dr Felipe Mukai

- 15 de jul.
- 2 min de leitura

Você sabia que confundir quiropraxia com fisioterapia pode desvalorizar as duas profissões e comprometer o foco do tratamento do paciente? Embora ambas atuem na saúde e utilizem técnicas manuais, suas formações, fundamentos terapêuticos e objetivos clínicos são distintos. Este artigo vai te mostrar a diferença entre quiropraxia e fisioterapia e te ajudar a fazer a escolha certa na hora de cuidar da sua saúde.
1. São áreas diferentes da saúde — diferença entre quiropraxia e fisioterapia
Enquanto a Fisioterapia é uma profissão de reabilitação voltada para a recuperação funcional de diferentes condições clínicas, a Quiropraxia é uma área independente da saúde, com formação superior específica, voltada para o diagnóstico, tratamento e prevenção de disfunções do sistema neuro-musculoesquelético, com foco principal na coluna vertebral e no sistema nervoso.
Tempo de formação:
Quiropraxia: curso superior de 4 a 5 anos, com carga mínima de 4.000 horas
Pós em Quiropraxia para Fisioterapeutas: cerca de 400 horas
💡 Não é a mesma coisa. E não tem nem como comparar.
2. A base terapêutica também é diferente
A Quiropraxia segue uma conduta vitalista, que reconhece o corpo como um sistema integrado com capacidade natural de autorregulação e cura.
A Fisioterapia adota uma conduta alopática, com foco na reabilitação funcional a partir de protocolos clínicos tradicionais.
Ambas são importantes, mas seguem caminhos distintos.
3. Manipulação articular ≠ Quiropraxia
Aprender a fazer manipulação articular não torna ninguém quiropraxista. Assim como aplicar injeção não te transforma em enfermeiro. A técnica, isoladamente, não define a profissão. A formação é o que garante segurança, diagnóstico assertivo e tratamento eficaz.
4. Abordagens clínicas diferentes
Na tabela baixo você entende um pouco mais a diferença entre quiropraxia e fisioterapia.
5. Profissões complementares, não concorrentes
Confundir as profissões só atrapalha quem precisa de cuidado. Ambas são fundamentais na saúde moderna, mas cada uma tem seu papel, sua filosofia e sua formação. Valorizá-las começa por respeitar suas diferenças.
Na hora de escolher um tratamento, procure sempre saber qual é a formação do profissional, sua linha terapêutica e qual abordagem é mais adequada para o seu caso. E se você quer se aprofundar na Quiropraxia, conheça os profissionais da Mukai Quiro, referência em cuidado com excelência e visão integral.
📩 Agende uma avaliação e descubra se a Quiropraxia é para você!



Comentários